Novidades na revisão da ISO 50001 devem atrair PMEs

Como todas as normas internacionais, a ISO 50001 vem sendo revisada periodicamente. O objetivo é garantir as necessidades do setor de energia, que está sempre em evolução, inclusive das pequenas e médias empresas.

A revisão da norma está sendo realizada pelo comitê técnico ISO responsável pela Gestão de energia e Economia de energia (ISO/TC 301).

Deann Desai, Professor do Georgia Institute of Technology e Coordenador do grupo de trabalho encarregado da revisão, afirma que algumas melhorias na versão 2018 ajudarão a garantir que os conceitos-chave relacionados ao desempenho energético sejam claros para pequenas e médias empresas.

“Isso é importante para incentivar a aceitação pelas PMEs, que às vezes assumem que os benefícios das Normas Internacionais se aplicam principalmente às empresas multinacionais. Esse não é o caso.”

Benefícios da ISO 50001

De acordo com Deann Desai, as PMEs poderão usar padrões ISO para criar confiança nos clientes e reduzir os custos em todos os aspectos de seus negócios, incluindo o cumprimento dos requisitos de regulamentação.

"Talvez a mudança mais importante para a versão 2018 seja a incorporação da estrutura de alto nível, que prevê uma melhor compatibilidade com outras normas de sistema de gestão ", afirma.

A estrutura de alto nível (HLS) é um conceito simples e efetivo. "Como as organizações muitas vezes implementam uma série de normas de sistema de gestão, o uso de uma estrutura compartilhada, bem como muitos dos mesmos termos e definições, ajuda a manter as coisas simples", completa o professor Desai.

A mudança é particularmente útil para as organizações que optam por operar um sistema de gestão único (às vezes chamado de "integrado"), que pode atender aos requisitos de duas ou mais normas de sistema de gestão simultaneamente.

O Draft International Standard ISO/DIS 50001 foi aprovado em novembro de 2017 e a nova versão da ISO 50001 deverá ser publicada em 2018. Mantenha-se informado através da DQS.

Comments are closed.