ferroviario e transporte 12200x249

ISO 22000

Segurança Alimentar na produção
A norma internacionalmente reconhecida como ISO 22000 é aplicável a todas as organizações, independentemente da sua dimensão e complexidade, que estão direta ou indiretamente envolvidas na produção de gêneros alimentícios e que querem demonstrar a sua conformidade com HACCP segundo o Codex Alimentarius, por meio de uma avaliação objetiva e competente. A norma em particular direciona organizações que visam um objetivo orientado, coerente e mais integrado do sistema de gestão para a segurança dos alimentos, além dos requisitos normativos legais.

A ISO 22000 é uma norma harmonizada a nível mundial e orientada a processo para a segurança alimentar que pode ser aplicada por qualquer organização na cadeia alimentar, incluindo o fornecimento de matérias-primas e transporte. A norma especifica requisitos mínimos para o gerenciamento de riscos corporativos, além de HACCP segundo o Codex Alimentarius, que é igualmente necessário para demonstrar o cumprimento dos requisitos das Boas Práticas de Fabricação (BPF), e a implementação de programas preventivos.

Benefícios
Integração do estado da arte para procedimentos de análise de risco e programas de prevenção em relação aos alimentos
O aumento da segurança dos produtos e redução do risco de responsabilidade do produto
Melhoria da confiança entre os clientes, fornecedores e autoridades de controle oficial a nível internacional
Consideração holística de toda a organização, bem como fluxo do processo seguro e eficaz no que diz respeito à higiene e a proteção da saúde
Cumprimento de uma série de exigências de padrões alimentares diferentes
Fácil integração em sistemas de gestão existentes, como ISO 9001 ou ISO 14001