Qualidade na indústria aeroespacial
Prova de qualidade reconhecida internacionalmente na indústria aeroespacial
Cumprimento dos requisitos OEM
Listagem como um fornecedor competente na base de dados IAQG OASIS
Rastreabilidade e verificação de ponta a ponta
O que é a gestão da qualidade de acordo com a EN 9100 / 9110 / 9120?
O conjunto de normas para gestão de qualidade na indústria aeroespacial é dividido nas seguintes três partes:
EN 9100:2018 - para todos os fabricantes que projetam, desenvolvem e/ou fornecem produtos e serviços aeroespaciais, espaciais e de defesa, e para organizações que fornecem atividades pós-entrega, incluindo o fornecimento de manutenção, peças de reposição ou materiais para seus próprios produtos e serviços
EN 9110:2018 - para organizações cujo negócio principal consiste em fornecer serviços de manutenção ou de aeronavegabilidade contínua para artigos e produtos aeroespaciais civis e militares, e para fabricantes de equipamentos originais [OEM] que realizam atividades de manutenção, reparo e revisão sob sua própria responsabilidade ou substancialmente diferentes de suas atividades de produção
EN 9120:2018 - para distribuidores e armazenistas que adquirem peças, materiais e conjuntos e revendem estes produtos a clientes da indústria aeroespacial e de defesa. A EN 9120 também abrange organizações que compram produtos e os dividem em pequenas quantidades, bem como aquelas que coordenam um processo orientado pelo cliente ou pelo governo sobre o produto.
Os requisitos especificados nas normas são adicionais e não uma alternativa aos requisitos legais e regulamentares contratuais e aplicáveis. Se as atividades de processamento forem realizadas em componentes aeroespaciais, é necessária uma certificação de acordo com a EN 9100 ou EN 9110.
As normas globalmente reconhecidas da série 9100 têm a designação dos setores IAQG responsáveis regionalmente antes do nome da norma: EN para a Europa, AS para a América (ou seja, AS 9100), JISQ/SJAC para o Japão/Ásia/Pacífico (ou seja, JISQ 9100 ou SJAC 9100). Em termos de conteúdo, as normas são idênticas e reconhecidas como equivalentes a nível mundial.
Observação: estes não são padrões ISO. A série de normas ISO 9100 trata de tampas para recipientes de vidro.
Sobre a revisão da EN/AS 9100/9110/9120
Para tal, todas as inovações da EN ISO 9001:2015 foram adaxptadas, mas o representante da gestão de topo continua a ser necessário. Os requisitos das normas EN 9100 ff para a sua gestão da qualidade também o são:
- Implementação de um processo de gestão de configuração adequado
- Inspeção inicial por amostragem
- Gestão de risco
- Verificação e marcação/rastreabilidade em toda a cadeia de fornecimento e ciclo de vida para empresas da indústria aeroespacial
- Comunicação obrigatória e estabelecimento de um plano de contingência em caso de detecção de produtos defeituosos entregues
Para quem é adequada a certificação EN 9100?
As organizações aeroespaciais e de defesa devem fornecer produtos e serviços seguros e confiáveis que atendam ou excedam os requisitos do cliente e os requisitos legais e regulamentares aplicáveis aos seus clientes e melhorá-los continuamente para garantir a satisfação do cliente.
Dada a crescente responsabilidade da indústria, é mais importante do que nunca manter uma tecnologia confiável e do mais alto padrão. A globalização da indústria aeroespacial e a consequente diversidade de requisitos e expectativas regionais e nacionais complicou ainda mais este objetivo.
As organizações enfrentam o desafio de adquirir produtos e serviços de fornecedores externos em todo o mundo e em todos os níveis da cadeia de fornecimento. Os fornecedores externos, por outro lado, enfrentam o desafio de ter de entregar produtos e serviços a múltiplos clientes que têm requisitos e expectativas de qualidade diferentes.
Isto faz com que seja ainda mais importante cumprir com os rigorosos padrões de qualidade da série de normas.
Quais são os benefícios da certificação EN 9100?
As vantagens da certificação EN 9100 ff em um relance:
- Sinal visível de conformidade com os requisitos OEM (Original Equipment Manufacturers - Fabricantes de Equipamento Original)
- Listagem da sua empresa como fornecedor competente no banco de dados do Sistema de Informação de Fornecedores Aeroespaciais Online (OASIS) do IAQG. Somente esta entrada fornece prova de um certificado reconhecido e credenciado internacionalmente
- Benefícios econômicos através de uma clara estruturação de informações de produtos e processos por meio de um sistema de gestão de qualidade
- Processos vinculativos e responsabilidades que apoiam a melhoria contínua dos processos e dos seus resultados
- O pensamento baseado no risco e a verificação completa tornam-se parte da sua cultura corporativa
- Integração de requisitos de áreas normativas e legalmente regulamentadas
- Forte confiança dos seus clientes, parceiros de negócios e partes interessadas no seu sistema de gestão da qualidade
- Transparência através de uma estruturação claramente rastreável, liberação e modificação de requisitos/especificações e produtos, por exemplo, através da gestão da configuração
Os certificados DQS são reconhecidos internacionalmente porque incluem todas as marcações setoriais relevantes.
Quem está autorizado a realizar a certificação de acordo com a EN 9100?
Para certificar um sistema de gestão aeronáutica, o próprio organismo de certificação deve ser acreditado de acordo com a EN 9104 e listado na base de dados OASIS pelo IAQG. Devido à extensa revisão da norma EN 9104, as organizações certificadas do setor verão algumas mudanças fundamentais no futuro. Isso se aplica principalmente às estruturas de certificação, ao cálculo dos tempos de auditoria e aos relatórios por meio do novo banco de dados OASIS, versão 3.
Como se procede a uma certificação EN 9100?
Inicialmente você nos fornecerá informações sobre a sua empresa, a sua gestão de qualidade atual e os objetivos de uma certificação EN 91xx. Com base nestas discussões, você receberá uma oferta individual adaptada às necessidades e exigências da sua empresa.
As reuniões de projeto podem ser uma ferramenta muito útil para o planejamento de projetos maiores, a fim de planejar, elaborar os cronogramas e as etapas para a realização das auditorias para a sua empresa, além de esclarecer dúvidas do processo de certificação.
Após a aprovação da proposta de certificação, nós realizamos o planejamento e o cronograma da auditoria de certificação o qual envolverá as etapas iniciais de auditoria que será realizada na empresa envolvendo todos os departamentos.
Mediante solicitação, a DQS poderá realizar uma pré-auditoria como primeira avaliação do sistema de gestão, identificando pontos fortes e eventuais necessidades de ajustes, além de verificar se a empresa se encontra apta para o processo de certificação. Ambos os serviços são opcionais.
A auditoria de certificação começa com a auditoria conhecida como uma análise do sistema de gestão (1ª fase). Nesta etapa é realizada a avaliação da documentação do sistema de gestão, objetivos resultados das auditorias internas e da reunião da alta direção. Ao fazer isso, determinamos se o sistema de gestão da sua empresa está suficientemente desenvolvido e pronto para a próxima etapa da certificação.
Na etapa seguinte conhecida como auditoria do sistema (2ª fase), o seu auditor avalia a eficácia de todos os processos do sistema de gestão localmente na empresa, tendo como base a norma, seus requisitos e anexo A, além de eventuais obrigações legais e legislações que eventualmente sua empresa tenha que cumprir. O resultado da auditoria é apresentado em uma reunião de fechamento, com apresentação do andamento da auditoria e pontos fortes. Caso seja necessário, planos de ação são acordados.
Após a auditoria de certificação, os resultados da auditoria são avaliados pelo conselho de certificação independente da DQS e a sua empresa receberá um relatório documentando os resultados da auditoria. Se todos os requisitos da norma e eventualmente requisitos regulamentares e legais estiverem sido cumpridos, sua empresa receberá o certificado da DQS de acordo com a norma, reconhecido internacionalmente, com um período de validade de três anos.
Com vistas a manter à melhoria contínua e à manter a eficácia do sistema de gestão, auditorias de manutenção devem ser realizadas na empresa, verificando os processos-chave do seu sistema de gestão visando garantir que a empresa continue a cumprir com todos os critérios importantes da norma e requisitos regulamentares, pelo menos uma vez por ano.
O certificado de acordo com a norma EN 9100 ff é válido por um período de três anos. A auditoria de recertificação deve ser realizada com bastante antecedência com relação a data de expiração do ciclo de auditoria e do certificado. Isso assegura a conformidade contínua dos requisitos da norma aplicável. Após a realização com sucesso da auditoria de recertificação é emitido um novo certificado com duração de mais um ciclo de 3 anos.
Quanto custa a certificação EN 9100?
Embora a auditoria de acordo com a EN 9100 ff deva ser realizada de acordo com especificações estruturadas, os custos dependem de diferentes fatores. Por exemplo, é importante saber se um sistema de gestão certificado já foi introduzido. Além disso, o tamanho da sua empresa e a complexidade do seu sistema de gestão da qualidade aeroespacial (AQMS) influenciam na duração da certificação e no preço.
Por estas razões, os custos de certificação no setor aeroespacial e de aviação de acordo com a EN 9100 não podem ser dados como um montante fixo. Teremos o maior prazer em fazer uma oferta individual para sua empresa ou organização.
Para que possamos fornecer uma visão geral dos custos da certificação EN 9100, precisamos de informações precisas sobre sua organização e o escopo de seu AQMS com antecedência. Isso nos permitirá enviar uma oferta sob medida. Contate-nos diretamente aqui, o seu contato da DQS irá te ajudar.
Base de custo de uma certificação EN 9100 de acordo com a revisão da EN 9104-001
Com a revisão da norma EN 9104-001, ocorreram algumas alterações no que diz respeito aos custos de uma certificação segundo EN 9100 e seguintes. Os 4 pontos a seguir são relevantes para isso:
1. Qual é a complexidade do seu sistema de gestão?
Aqui, o número e a estrutura dos sites são considerados, bem como a complexidade da organização e seu Sistema de gestão. No que diz respeito à estrutura, haverá apenas duas estruturas no escopo da AS/EN 9104 no futuro: "Single-site" ou "Multi-site". As organizações que pertenciam às anteriores estruturas "Complexo", "Campus" ou "Diversos" serão agora atribuídas à nova estrutura "Multi-site".
2. Quais são os principais processos da sua empresa no âmbito do AQMS?
Ao determinar o esforço de auditoria necessário, a questão de saber se sua organização se envolve no desenvolvimento de produtos desempenha um papel particularmente importante.
3. Quais são os riscos em sua organização?
Uma análise de risco deve ser realizada antes da certificação inicial e atualizada conforme necessário antes de cada auditoria de manutenção ou recertificação.
A análise de risco inclui informações sobre o desempenho da organização para cada local dentro do escopo da certificação, incluindo:
- Entrega pontual do produto ou serviço da organização ao cliente.
- Conformidade do produto ou serviço entregue com os requisitos do cliente.
- PEARs e indicadores-chave de desempenho (KPIs) associados.
- Reclamações do cliente e nível(is) de eficácia do processo, se aplicável.
- Nível de requisitos regulamentares,
- Maturidade e eficácia do sistema de gestão, incluindo resultados da revisão da gestão e auditorias internas.
- Riscos associados a produtos, processos ou atividades, por exemplo, design, segurança, confiabilidade ou complexidade.
4. Como calcular o tempo de auditoria?
O tempo de auditoria é calculado em quatro etapas, com a participação da organização (a ser) certificada:
Etapa 1: Determinação da duração básica da auditoria com base na Tabela 8 da EN 9104-001 (tipo de auditoria + número de funcionários).
Etapa 2: Possível consideração de aumento ou redução de risco (com base na análise de risco OCAP, +/- 10 por cento).
Etapa 3: Aplicação de reduções de acordo com a Tabela 10 da EN 9104-001.
Etapa 4: Consideração de tempo de auditoria adicional, por exemplo uso de tradutores, pontualidade de revisões prévias de ações corretivas e requisitos contratuais.
Porquê a DQS?
- A DQS entende o seu negócio e trabalha de forma a dar suporte a sua empresa através dos nossos especialistas - a nível local, nacional e internacional
- Relatórios de auditoria significativos, incluindo recomendações de ações e pontos de melhoria
- Propostas claras e transparentes de acordo com as características da empresa
- Pronto atendimento para a sua empresa, através de equipe da DQS localmente