ferroviario e transporte 12200x249

Você combina economia e ecologia
Faremos o seu compromisso visível

ISO 50001

Gestão da Energia
ISO 50001:2011, Sistemas de gestão de energia - Requisitos com orientações para uso, é uma norma internacional voluntaria desenvolvida pela ISO (International Organization for Standardization).
ISO 50001 fornece às organizações os requisitos para sistemas de gestão de energia (ENMs). ISO 50001 fornece benefícios para grandes e pequenas organizações, dos setores público e privado, na fabricação e serviços em todas as regiões do mundo. ISO 50001 fornece uma estrutura para instalações industriais, comerciais, instalações institucionais e governamentais, e organizações inteiras para gerenciar a energia.
Estima-se que a norma, voltada para ampla aplicabilidade em todos os sectores económicos nacionais poderia influenciar até 60% do consumo de energia no mundo.
ISO 50001 é baseada em modelo de sistema de gestão familiar ISO para mais de um milhão de empresas no mundo, a aplicação de normas como a ISO 9001 (gestão da qualidade), ISO 14001 (gestão ambiental), ISO 22000 (segurança alimentar) ISO / IEC 27001 (segurança da informação).
Em particular, a norma ISO 50001 segue a melhoria contínua de Planejar-Fazer-Verificar-Atuar do sistema de processo de gerenciamento de energia. Esses recursos permitem que as organizações integrem a gestão da energia agora com os seus esforços globais para melhorar a gestão da qualidade, meio ambiente e outras questões abordadas pelos seus sistemas de gestão.

Benefícios:

  • Desenvolver uma política para o uso mais eficiente da energia
  • Estabeleça metas e objetivos para atender a política de energia
  • Use os dados para maior compreensão e toma de decisões sobre o uso e consumo de energia
  • Avalie resultados
  • Examinar a eficácia da política
  • Melhorar continuamente a gestão da energia. ISO 50001 pode ser implementado individualmente ou integrado com outras normas de sistemas de gestão.