Newsletter DQS Atual - Edição 84 ano 2017

Novo manual ISO traz gerenciamento ambiental para PMEs

Implementar um Sistema de Gestão Ambiental pode ser desafiador para pequenas e médias empresas. Pensando nisso, a ISO desenvolveu um manual para ajudar essas organizações a melhorarem o desempenho ambiental através da ISO 14001.

Os benefícios de abordar questões ambientais não são apenas vinculados à proteção do meio ambiente, mas também podem ser encontrados no desempenho e rentabilidade de negócios de uma empresa.

O manual “ISO 14001: 2015 - Sistemas de gestão ambiental: Um guia prático para PMEs” foi recentemente atualizado para levar em consideração a última edição da norma, publicada em 2015.

Susan LK Briggs, autora do manual e líder do ISO/TC 207/SC 1/WG 5, grupo que comandou a revisão, explica que vários novos requisitos foram incorporados, como um foco no contexto organizacional, riscos e oportunidades e requisitos de liderança.

“Para facilitar a ampliação da aceitação desta norma, foi importante desmistificar esses conceitos para pequenas e médias empresas que são, de longe, as organizações mais numerosas na maioria das economias”, afirma.

Para as PME, a implementação de um sistema de gestão ambiental pode ser um verdadeiro desafio, já que os recursos técnicos e financeiros, além do tempo da equipe, são geralmente limitados.

"Espero que esse manual, que contém conhecimentos técnicos, ferramentas, modelos e lições aprendidas com a implementação desses sistemas, apoie as PMEs de acordo com os requisitos. A esperança é reduzir o peso financeiro da contratação de especialistas técnicos, mas as empresas ainda precisam investir tempo", diz Briggs.

"A chave para o sucesso das PMEs é alavancar suas estruturas informais de gestão e processos de tomada de decisão, não substituí-los por métodos excessivamente complexos e burocráticos. A norma fornece o ‘o que’, enquanto o manual fornece o ‘como’”, finaliza.

Se você ficou interessado em contar com a certificação ISO 14001 em sua empresa, a DQS do Brasil pode auxiliá-los com o Diagnóstico da norma e o Curso de Formação de auditores internos.
- Formação de Auditor Interno/Interpretação dos Requisitos ISO 9001:2015: 16, 17 e 18/8

- Interpretação dos Requisitos ISO 9001:2015: 17 e 18/10

- Formação de Auditor Interno/Interpretação dos Requisitos ISO 9001:2015: 28, 29 e 30/11

Mais informações com Mirele Vieira no (11) 5696-5920 ou treinamento@dqs.com.br

Bem vindos!

Newsletter da DQS do Brasil

DQS patrocina evento de lançamento da IATF 16949:2016 no Brasil
A DQS do Brasil foi uma das patrocinadoras do Lançamento da IATF 16949:2016 no Brasil. Organizado pela AIAG e InterAction Plexus, o evento foi realizado em 19 de abril, no World Trade Center, em São Paulo.

Na oportunidade foram discutidas as mudanças da norma e das regras. Representantes de diversas montadoras estiveram presentes e falaram sobre as expectativas em relação à nova norma.

Depoimento

“Para quem trabalha com a área de Qualidade, o curso Interpretação dos Requisitos da
ISO 9001:2015 é fundamental. Tanto
para entender a diferença entre as
versões quanto os conceitos para que
as empresas possam se adaptar.”

Ivy Bolognani
WR Grace

img04
Fale Conosco

Av. Adolfo Pinheiro, 1.001 3º andar - São Paulo/SP Tel.: (11) 5696-5920

Empresas Certificadas:

         
       




Sugestões de melhoria ou críticas quanto ao conteúdo desta newsletter devem ser encaminhadas para nosso e-mail atual@dqs.com.br Este e-mail não poderá ser considerado SPAM enquanto incluir uma forma de ser removido. Para ter seu e-mail removido da nossa lista, clique aqui.
DQS DO BRASIL © 2017 Todos os Direitos Reservados. - Produzido por RZT Comunicação Jornalista responsável: Almir Rizzatto (MTb 31.479)