Newsletter DQS Atual - Edição 76 ano 2015

ISO 45001: por mais saúde e segurança na sua empresa

O número é assustador: mais de 6.300 profissionais morrem diariamente devido a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho. São quase 2,3 milhões por ano. Além das dores emocionais que esses óbitos geram para familiares, colegas de trabalho e ambiente corporativo, as empresas também são prejudicadas.

Para combater o problema e diminuir esses índices, a ISO está desenvolvendo um novo padrão, a ISO 45001. Substituta da BS OHSAS 18001, a norma tem como objetivo melhorar a segurança dos funcionários, reduzir os riscos no local e criar melhores condições de trabalho, em todo o mundo.

O padrão está sendo desenvolvido por uma comissão de especialistas e terá a mesma estrutura da ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015, inclusive a terminologia. Isso facilitará o processo de integração.

A norma segue o modelo normal PDCA, que fornece um quadro para as organizações minimizarem o risco de danos. Isso faz com que as empresas deem atenção a problemas de saúde de longo prazo e ausência do trabalho, o que pode incluir fatores psicossociais como estresse.

O fato de o padrão seguir a mesma estrutura que a ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015 já indica que haverá um foco mais forte no contexto das organizações. Inclusive, uma mudança aguardada é o papel mais forte para a Alta Direção. Saúde e segurança se tornarão aspectos centrais do sistema global de gestão, exigindo um compromisso firme da empresa. Ao mesmo tempo, será necessário envolver todos os funcionários para alcançar os objetivos.

ISO 45001 é destinada a qualquer organização, independentemente do porte ou da natureza de trabalho. Ela pode ser integrada em outros programas de saúde e de segurança.

Originalmente a previsão é que a publicação acontecesse até o final de 2016, mas pode ser adiada para o início de 2017.
Formação Auditor Interno ISO 9001:2015:
  • 20 a 22/01/2016

  • Interpretação Requisitos ISO 9001:2015:
  • 23 e 24/02/2016

  • Também oferecemos cursos “In Company” e Palestras.

    Para garantir seu lugar nas turmas abertas ou obter mais informações, entre em contato com Vanessa Souza no (11) 5696-5935 ou treinamento@dqs.com.br.

    Vagas limitadas!

    Bem vindos!

    Newsletter da DQS do Brasil

    Fundação Espaço ECO®: 10 anos trabalhando por um mundo melhor
    Em 2015, a Fundação Espaço ECO® comemorou seu 10º aniversário. Cliente da DQS do Brasil, a organização sem fins lucrativos foi instituída pela BASF – We create chemistry, com o apoio da GIZ, agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável.

    A FEE® é um Centro de Excelência em Educação e Socioecoeficiência. Ela mede e avalia a sustentabilidade por meio de metodologias científicas desenvolvidas e reconhecidas internacionalmente.


    Os recursos obtidos com os programas e projetos em empresas, governos, organizações e universidades, em sistema de parceria, são reinvestidos no financiamento de estudos, pesquisas e ações de interesse social.

    Para reverenciar esse belo trabalho da instituição, a DQS do Brasil fez uma entrevista exclusiva com Roberto Melo de Araújo, diretor presidente da Fundação Espaço ECO®. Leia abaixo na íntegra!

    A Fundação Espaço ECO® está comemorando 10 anos. Que balanço o senhor pode fazer desse período?

    Ao longo desses 10 anos, a Fundação Espaço ECO® (FEE®) realizou projetos para mais de 20 grandes empresas e 23 cooperativas agrícolas, além de parcerias com mais de 20 organizações de diversos setores. Foram mais de 80 Análises de Ecoeficiência e Socioecoeficiência e outras metodologias com base na Avaliação de Ciclo de Vida.

    É possível notar o amadurecimento das empresas no entendimento de como a sustentabilidade se conecta com seus negócios. Ao lado de clientes e parceiros estamos contribuindo para que as empresas e os consumidores possam tomar as melhores decisões e escolher as soluções mais sustentáveis. Ficamos muito felizes por colaborar com o debate sobre sustentabilidade usando metodologias científicas para medir e avaliar os resultados.

    A publicação “Sustentabilidade que se mede: 10 anos gerando valor” marca a história da entidade instituída pela BASF e que tem como missão promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade. Os 10 exemplos que fazem parte do livro mostram como essas iniciativas causaram importantes transformações no negócio de empresas das mais diversas áreas, contribuindo diretamente na cadeia de valor. O download gratuito do livro poder ser feito por meio do site www.espacoeco.org.br

    Por que a FEE® buscou as certificações ISO e quais benefícios foram gerados com isso?

    A Fundação Espaço ECO® é uma OSCIP, organização do terceiro setor, que atua com um modelo de Governança voltado para excelência de serviços, capaz de estimular a geração e a proteção de valor por meio da aplicação de metodologias científicas que medem e avaliam a sustentabilidade, da realização de programas educativos e de ações de conservação ambiental, atendendo empresas e governos em sistema de parceria.

    Com a certificação ISO 9001, reafirmamos nossa preocupação com a melhoria dos processos internos, refletindo na qualidade e na entrega dos nossos projetos, desde a prospecção até a divulgação.

    Acredito que a FEE® é um exemplo de que, independente do porte e tipo da Organização, é possível seguir um modelo de excelência em gestão e aplicá-la.

    Com a conquista da certificação ISO 14001, temos uma forma eficiente de olharmos para dentro de casa e analisarmos os recursos e impactos ambientais presentes na condução dos projetos. Além desses benefícios, possibilita que entendamos na prática os desafios que os nossos clientes também enfrentam, para então conquistar e manter as certificações. Assim, somos motivados a ajudá-los.

    O que levou a FEE® a escolher a DQS para as certificações?

    Atuamos em uma região que desafia cada vez mais a competitividades dos empresários e da sociedade, numa economia globalizada e conectada. Este mesmo cenário nos motivou a buscar por certificações reconhecidas internacionalmente - que possibilitaram o amadurecimento da nossa Governança - refletindo positiva e diretamente na nossa atuação: a geração e proteção de valor para nossos clientes.

    A escolha da DQS foi uma recomendação da nossa instituidora BASF - We create chemistry, que em 2015 está celebrando 150 anos e é cliente da DQS há 20 anos, em diversos países. Entendemos que a DQS atua com um processo de auditoria consistente e com alta qualidade dos serviços prestados, além da disponibilidade de atendimento e parceria.

    Há expectativa e planejamento para buscar outras certificações?

    Existe a possibilidade de aumentar o escopo da certificação ISO 14001, olhando os nossos serviços executados em toda a América Latina, além das atividades desenvolvidas dentro do escritório em São Bernardo do Campo (SP). Para tanto, estudos internos estão sendo feitos para analisar a viabilidade e os benefícios.

    Há uma busca interna e contínua da nossa equipe técnica por compreender as certificações novas e exigidas por diversos segmentos relacionadas à Sustentabilidade, com o objetivo de gerar valor aos nossos clientes, como é o caso da norma ISO 50001 – Sistema de Gestão de Energia.

    Como o senhor avalia o trabalho da DQS?

    A equipe da DQS transmite segurança na execução das auditorias, compreendendo a realidade da organização e sempre sugerindo pontos de melhoria de uma forma ética e objetiva.

    Por favor, mande um recado para a equipe da DQS.

    Em nome da FEE®, agradecemos pela dedicação dos trabalhos prestados, e sentimo-nos orgulhosos quando a equipe da DQS nos visita e percebe que a sustentabilidade encontra-se incorporada não só nos processos, mas nas atitudes das pessoas. E é essa uma das transformações que sentimos também nos auditores. Medir e avaliar sustentabilidade com metodologias científicas baseadas na Avaliação do Ciclo de Vida é uma jornada sem volta para melhorar a gestão e os seus resultados das empresas ao longo dos anos.

    O meu recado é que a equipe da DQS continue buscando oportunidades para ajudar seus clientes a medirem seus progressos em sustentabilidade por meio de indicadores de performance. Afinal, só podemos melhorar o que pode ser medido.
    Depoimento
    “Em nome de toda a equipe DQS do Brasil, quero agradecer nossos clientes pela
    confiança e parceria durante todo este ano,
    que foi muito desafiador. Ótimas festas
    e um 2016 de muita luz."

    Dezée Mineiro
    CEO da DQS do Brasil

    img04
    Fale Conosco

    Av. Adolfo Pinheiro, 1.001 3º andar - São Paulo/SP Tel.: (11) 5696-5920

    Empresas Certificadas:
    img12
    Sugestões de melhoria ou críticas quanto ao conteúdo desta newsletter devem ser encaminhadas para nosso e-mail atual@dqs.com.br Este e-mail não poderá ser considerado SPAM enquanto incluir uma forma de ser removido. Para ter seu e-mail removido da nossa lista, clique aqui.
    DQS DO BRASIL © 2015 Todos os Direitos Reservados. - Produzido por RZT Comunicação Jornalista responsável: Almir Rizzatto (MTb 31.479)