Newsletter DQS Atual - Edição 80 ano 2016

IATF 16949:2016 - O novo padrão internacional para a gestão da qualidade na indústria automotiva

Em outubro 2016, a IATF (International Automotive Task Force / Força Tarefa Automotiva Internacional) publicará a IATF 16949:2016, que substituirá a norma atual ISO/TS 16949 e se tornará mandatória como padrão internacional para sistemas de gestão da qualidade na indústria automotiva.   

O objetivo dessa nova norma internacional é o desenvolvimento de sistemas de gestão da qualidade que:

• Proporcionam a melhoria contínua
• Enfatizam a prevenção de defeitos
• Incluem requisitos específicos e ferramentas da indústria automotiva
• Promovem a redução de variação e desperdício na cadeia de fornecimento

A ISO/TS 16949, em conjunto com os requisitos específicos de clientes, aplicáveis, define os requisitos básicos de sistemas de gestão da qualidade para empresas que atuam no ramo automotivo (produção/serviços, peças e acessórios). Ela tem um foco muito forte no cliente e foi desenvolvida em conjunto com as mais diversas partes interessadas, entre elas: auditores, certificadoras, montadoras e fornecedores.

A ISO/TS 16949 foi publicada inicialmente em 1999 para alinhar e substituir as diferentes especificações da indústria automotiva americana e europeia (QS-9000, VDA 6.1, EAQF, AVSQ). Ela é uma especificação técnica com base na ISO 9001 e define os requisitos do sistema de qualidade para a cadeia de fornecedores da indústria automotiva.

Antes da publicação da ISO/TS 16949, uma empresa que fornecia para montadoras norte-americanas (por exemplo: General Motors, Ford ou Chrysler) e para montadoras alemãs (por exemplo, Volkswagen e Mercedes-Benz), precisava se certificar tanto na norma QS-9000 quanto na VDA 6.1.

Com sua publicação, pela primeira vez, um padrão comum para sistemas de gestão da qualidade, no setor automotivo, foi definido e aceito por todas as montadoras unidas na IATF. A certificação, de acordo com a nova especificação técnica, entrou como exigência contratual nos contratos de fornecimento e se tornou um pré-requisito para todas as empresas que atuam na cadeia de fornecimento da indústria automotiva mundial.

Em 1999 e 2009 a ISO/TS 16949 foi revisada e hoje aproximadamente 50.000 plantas são certificadas no mundo inteiro neste padrão normativo. Ela contém, em sua versão atual, os requisitos da ISO 9001:2008 com todo seu conteúdo original, complementado com os requisitos específicos para a indústria automotiva. Assim, com a publicação da nova ISO 9001:2015, que contém uma estrutura completamente nova e requisitos novos e revisados, também surgiu a necessidade de uma revisão da ISO/TS 16949.

Diferente da ISO/TS 16949, a IATF 16949 não é mais uma especiação da ISO, mas sim uma norma e marca registrada da IATF. Mesmo assim, ela vai referenciar a ISO 9001:2015 e respeitar toda sua estrutura e requisitos. Esta norma não deve ser utilizada isoladamente, mas sempre como um suplemento e em conjunto com a ISO 9001:2015.

Além dos requisitos novos e revisados da ISO 9001:2015, a IATF 16949:2016 exigirá também o cumprimento de vários requisitos novos e/ou revisados específicos da indústria automotiva que se tornaram necessários para atender ao avanço tecnológico e problemas recentes da indústria automotiva.

As mudanças mais relevantes são:

• Requisitos relacionados à segurança de peças e processos.
• Melhores requisitos para rastreabilidade de produtos com o objetivo de dar suporte as mudanças regulatórias mais recentes.
• Requisitos para produtos com software incorporado.
• Exigência de um processo de gestão de garantia, incluindo atendimento NTF (“no trouble found”) e o uso das orientações/guias da indústria automotiva.
• Clarificação dos requisitos para gestão e desenvolvimento de fornecedores.
• Adição de requisitos de responsabilidade corporativa.

A IATF publicou em agosto de 2016 as regras para a transição da ISO/TS 16949 para a IATF 16949 (“IATF 16949 Transition Strategy”) que contém algumas informações muito relevantes para todas as empresas já certificadas ou para aquelas que planejam a certificação no futuro, e prevê:

• Todos os certificados existentes de acordo com a ISO/TS 16949:2009 perdem a sua validade após 14 de setembro de 2018;

• Todas as auditorias (inicial, acompanhamento, re-certificação, transferência) após 1º de outubro de 2017 já devem ser conduzidas com base na IATF 16949;

• Diferente de comunicações anteriores, a transição para a nova norma somente pode ser realizada dentro dos prazos para as auditorias do ciclo existente (exemplo: na data para uma auditoria de manutenção anual com tolerância de -3 meses/+1 mês);

• A transferência de uma certificadora para outra não é permitida em conjunto com uma auditoria de transição;

• As auditorias de transferência serão conduzidas com um volume de auditoria igual a uma re-certificação e o cliente certificado recebe um certificado novo com uma validade de três anos;

• Antes da transferência, uma verificação da documentação revisada e de evidências da implementação dos novos requisitos, deve ser realizada (mínimo: um auditor/meio dia) para assegurar que a empresa esteja adequadamente preparada para a transição.

As unidades remotas devem ser incluídas no processo de transição. As auditorias de transição das unidades remotas de apoio devem ser realizadas antes da auditoria de transição do(s) site(s) que elas dão suporte.

Vale a pena destacar que as empresas certificadas não deveriam esperar até o último momento do prazo de transição, pois ,neste caso, elas correm um sério risco de ficar um período sem certificação valida, caso elas precisem de tempo além do dia 14 de setembro de 2018 para fechar eventuais não conformidades identificadas na auditoria de transição. O novo certificado será emitido apenas após o fechamento de todos os pontos pendentes. Com o objetivo de evitar problemas na última hora, a DQS recomenda já utilizar as auditorias de manutenção planejadas para 2017 para a transição.

As regras de transição podem ser consultadas no documento original, disponível na página da IATF na internet.

Michael Drechsel
Curso: Requisitos e Formação de Auditor Interno ISO 14001:2015 - 27, 28 e 29/9/2016

Fórum DQS da revisão da norma ISO/TS 16949 - 12/9/2016

Para garantir seu lugar ou obter mais informações, entre em contato com Vanessa Souza no (11) 5696-5935 ou treinamento@dqs.com.br.

Vagas limitadas!

Bem vindos!

Newsletter da DQS do Brasil

Cliente da DQS, hotel é destaque em premiação mundial de luxo
O Belmond Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), conquistou a categoria Experiência Inovadora no prêmio Best of the Best, dos melhores hotéis de 2016. Cliente da DQS do Brasil, o empreendimento é certificado em ISO 14001 e passou por uma avaliação segundo a SA8000.

A premiação é organizada pela Virtuoso, rede mundial de operadores de turismo de luxo, e os vencedores foram anunciados num encontro realizado em Las Vegas (EUA).

São levadas em consideração as avaliações feitas por mais de 390 operadoras e 11,4 mil agentes de viagem associados à rede, dentro de um catálogo de 1.200 hotéis de luxo também ligados a um programa do grupo.

A conquista do cliente da DQS se deve em especial pela oferta de passeios na região das cataratas em horários diferenciados e sem outros grupos de turistas. O hotel tem um prédio de estilo colonial português, literalmente dentro do parque nacional do Iguaçu, em quartos com vista para as cataratas.

Para conhecer o Belmond Hotel das Cataratas, acesse: http://www.belmond.com/pt-br/hotel-das-cataratas-iguassu-falls/

Espetáculo teatral busca apoio de empresas

O espetáculo teatral “Godspell – O Musical” vem realizando sessões em São Paulo, no Teatro das Artes (Shopping Eldorado), mas precisa do apoio de empresas para se manter em cartaz. O projeto incentivado pela DQS do Brasil é de John Michael Tebelak e Stephen Schwartz, com direção de Dagoberto Feliz e direção musical de Carlos Alberto Júnior.

Através de parábolas contidas no evangelho de São Mateus, o espetáculo transmite mensagens de humildade, caridade, gratidão e respeito ao próximo. Tudo isso em meio a comédia e poesia.

O projeto foi aprovado na Lei Federal 8313/81 – Lei Rouanet – Art. 18, com possibilidade de 100% de dedução fiscal IR. As empresas que desejarem patrocinar e apoiar “Godspell – O Musical” podem entrar em contato com Carlos Alberto Júnior pelo telefone (11) 2831-3672 ou através email contato@lsproducoes.com

Mais informações sobre o espetáculo no site www.godspellmusical.com.br
Depoimento
“Nós, da AGC Vidros do Brasil Ltda, agradecemos a parceria com a DQS.
Somente com um trabalho em equipe se consegue chegar ao sucesso!
Confiança e parceria são a chave para o sucesso nas certificações.”

Patricia Maria Bozola
Coordenadora Garantia da Qualidade e Excelência em Negócios da AGC Vidros

img04
Fale Conosco

Av. Adolfo Pinheiro, 1.001 3º andar - São Paulo/SP Tel.: (11) 5696-5920

Empresas Certificadas:


















Sugestões de melhoria ou críticas quanto ao conteúdo desta newsletter devem ser encaminhadas para nosso e-mail atual@dqs.com.br Este e-mail não poderá ser considerado SPAM enquanto incluir uma forma de ser removido. Para ter seu e-mail removido da nossa lista, clique aqui.
DQS DO BRASIL © 2016 Todos os Direitos Reservados. - Produzido por RZT Comunicação Jornalista responsável: Almir Rizzatto (MTb 31.479)